PROTOCOLO LOW FODMAP

O Protocolo Low FODMAP, desenvolvido pela Universidade Monash na Austrália, é um protocolo de curto prazo, feito em três fases, e tem como objetivo melhorar os desconfortos e identificar quais são os FODMAPs que o paciente não tolera e que podem causar os seus sintomas.

FODMAP (Sigla para Oligosacarideos, Dissacarideos, Monossacarideos e Poliois Fermentáveis), consiste em carboidratos fermentáveis que se encontram em uma grande quantidade de alimentos e que são dificilmente absorvidos pelo intestino delgado, causando sintomas como: distensão abdominal, oscilação entre prisão de ventre e diarreia, gases, fadiga e queda na imunidade.

etapas DO Protocolo Low FODMAP

FASE I - ELIMINAÇÃO

Durante esta fase, todos os alimentos ricos em FODMAP são excluídos da dieta por 2 a 6 semanas e substituídos por opções Low FODMAP. A remoção desses FODMAPs tem como objetivo melhora e alívio dos sintomas causados pela fermentação desses carboidratos.

FASE II - DESAFIO

A dieta de exclusão continua a ser seguida, no entanto, uma série de alimentos passarão a ser testados. Os desafios do FODMAP envolvem a ingestão de um alimento rico em apenas 1 grupo do FODMAP diariamente por 3 dias e o monitoramento dos sintomas através de um diário alimentar.

FASE III - PERSONALIZAÇÃO

Nesse momento, o objetivo é relaxar as restrições alimentares, expandir a variedade de alimentos e estabelecer uma “dieta FODMAP personalizada” a longo prazo. Os alimentos bem tolerados são reintroduzidos, enquanto os mal tolerados são restritos, mas apenas a um nível que proporcione alívio dos sintomas.

.